Tudo que você Precisa Saber

Sem Radar

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Absolut

A HISTÓRIA DO ABSOLUT VODKA


Ela não usa rótulo. Sua garrafa é transparente. Seu nome está inscrito, como tatuagem, direto no vidro da garrafa. Vem de um país sem muita tradição em vodca. Ela é a ABSOLUT VODKA. Uma marca que se tornou culto no mundo inteiro e presença onipresente nos ambientes mais descolados.

A história
Sua história começou em 1879 quando o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodca era destilada mais de cem vezes. A nova vodca foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época. No início, a produção era toda feita na destilaria de Smith, localizada na minúscula ilha de Reimersholmen, nas proximidades de Estocolmo.

O produto foi exportado pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos, onde a vodca estreou primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodca russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação de mercado. Porém era exatamente aí que os suecos queriam fincar o pé. Foram ousados, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita de pescoço curto originária de um país sem a menor tradição em vodca. No primeiro ano a marca vendeu quase 90 mil litros no mercado americano.

Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. Nesta época, a vodca e a pimenta eram os ingredientes principais do famoso drinque Bloody Mary. Foi então que a ABSOLUT teve a brilhante idéia de facilitar as coisas para os vários bares especializados em Bloody Mary que surgiam em Boston, Nova York e vários outros lugares do país. Lançou no mercado a primeira vodca com sabor do mundo. A idéia de preparar Bloody Marys rápidos logo foi abraçada não só por bartenders, mas por todos os fãs do drinque. A partir de 1988 a empresa começou uma forte e consistente expansão de sua linha de produtos com o lançamento de vodcas com outros sabores, uma grande novidade para a época. Foi então que surgiram sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e mais recentemente manga e até açaí. Em 2004 foi produzida a garrafa de 1 bilhão na história da marca.

A partir de 2007 a marca começou a lançar edições limitadas de suas vocas homenageando cidades americanas como Nova Orleans, Los Angeles e Boston. Cada uma delas continha pitadas de sabores de frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão. Cada uma das edições da ABSOLUT CITIES tem uma iniciativa de caridade, com a marca doando quantias em dinheiro para projetos sociais locais. Além disso, criou edições especiais para serem comercializadas somente dentro dos Duty Free nos principais aeroportos mundiais. No final de março de 2008 o grupo Vin & Sprit, proprietário da vodca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard por US$ 8.7 bilhões. Recentemente a marca consolidou sua presença em países asiáticos, na América Latina e nas antigas repúblicas soviéticas.

A alta qualidade da vodca se deve aos ingredientes de primeira linha e do criterioso processo de destilação contínua. A ABSOLUT é feita exclusivamente com ingredientes naturais e, ao contrário de outras vodcas, ela não contém açúcar. É a vodca em sua total pureza. Mesmo assim, essa pureza tem um sabor característico: saboroso, encorpado e complexo, mas mantendo a suavidade e leveza da presença marcante dos grãos, com nuances de frutas secas. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural.

A linha do tempo 
● ABSOLUT PEPPAR. Primeira vodca ABSOLUT com sabor e também a primeira com sabor no mundo. É aromática, complexa e picante. O sabor da pimenta é uma combinação de componentes picantes da família da pimenta “capsicum” e o frescor da pimenta verde Jalapeño.1988
● ABSOLUT CITRON. Vodca feita de frutas cítricas. Embora o sabor do limão seja dominante, outras frutas cítricas foram adicionadas para proporcionar um sabor mais rico. O sucesso desta vodca foi tanto que se tornou ingrediente principal do famoso drinque Cosmopolitan.1992
● ABSOLUT KURANT. Vodca feita da “black currant”, uma fruta existente na Suécia que é muito parecida com a amora. É uma frutinha que cresce em arbustos de mais de 2 metros de altura. Esta vodca tem um caráter distinto da black currant, com notas frutadas e adocicadas.1999
● ABSOLUT MANDRIN. Vodca com sabor dominante de laranja e tangerina que garantem um toque adocicado, apesar de conter outros sabores cítricos adicionados na mistura.2003
● ABSOLUT VANILIA. Vodca com sabor de baunilha natural. Para refletir integralmente o sabor, todas as partes da vagem são utilizadas. A vodca tem um sabor rico, robusto e complexo, com notas amanteigadas e de chocolate amargo.2004
● ABSOLUT RASPBERRI. Vodca com sabor intenso de framboesa.
2005
● ABSOLUT APEACH. Vodca com sabor de pêssego. Produto sofisticado, aroma fresco com distinto caráter do pêssego e frutas tropicais. Sabor complexo, suave e encorpado.2006
● ABSOLUT RUBY RED. Vodca versátil, de sabor delicado e frutado, que combina o grapefruit vermelho (toranja) com a criteriosa destilação de trigo.
2007
● ABSOLUT PEARS. Vodca com sabor acentuado de pêra.
● ABSOLUT 100. Resultado de um ajuste no tradicional processo de fabricação, com o objetivo de produzir uma vodca mais forte que a tradicional, porém de sabor extremamente suave. Lançada em garrafas de 1 litro, esta nova vodca super premium chega a ser 50% mais forte que a ABSOLUT normal. A intenção é atrair o público masculino mais exigente, com a tradicional garrafa decorada em preto e prata.
● ABSOLUT NEW ORLEANS. Edição limitada da vodka em homenagem a cidade de Nova Orleans. A vodca continha pitadas de manga e pimenta preta.2008
● ABSOLUT MANGO. Vodca com sabor de manga. Esse foi o primeiro sabor da tradicional vodca lançado mundialmente ao mesmo tempo.
● ABSOLUT LOS ANGELES. Edição limitada em homenagem à cidade californiana de Los Angeles. A vodca continha pitadas de açaí, romã, acerola e blueberry.2009
● ABSOLUT BOSTON. Edição limitada em homenagem a cidade de Boston. A vodca continha pitadas de chá preto e Elderflower (flor bastante comum nos estados Unidos).
● ABSOLUT POP UP. Edição limitada cuja vodca era comercializada em uma exclusiva caixa branca, estampada com o formato da garrafa. Quando a caixa era aberta se transformava em um criativo e charmoso mini-bar com espaços para acomodar frutas e outros ingredientes para a criação de drinques em qualquer lugar, possibilitando festas inusitadas e inesquecíveis.
2010
● ABSOLUT FLAVOR OF THE TROPICS. Edição limitada exclusivamente comercializada nas lojas do Duty free, com o rótulo da garrafa criado pelo designer Williams Murray Hamm. A vodca possui um exótico sabor de uma mistura de frutas tropicais como laranja, manga, abacaxi, melão e lichia.
● ABSOLUT BERRI AÇAÍ. Essa nova versão traz alguns dos sabores mais excitantes do mundo em uma única vodca: açaí, romã e amora. Essa mistura cria um aroma inusitado e moderno de frutas vermelhas concentrado, elegante, puro e vivo, além de um gosto levemente picante/suculento e um final macio e fresco.
● ABSOLUT BROOKLYN. Edição limitada cujo rótulo foi criado pelo diretor Spike Lee em homenagem ao famoso bairro de Nova York. O sabor continha pitadas de maçã e gengibre.
● ABSOLUT ELYX. Nova vodca premium da marca, produzida manualmente em quantidade limitada, apenas 40.000 garrafas ao ano, e através de um processo semelhante ao que é utilizado na vodca ABSOLUT. Porém, durante todo o processo de destilação desta vodca, ela passa por colunas, bombas e tubos de cobre, o que faz com que ela tenha uma textura mais sedosa, característica principal da destilação em cobre. É possível perceber também algumas notas florais, baunilha e limão. Outro destaque da nova vodca é sua garrafa: tampa de cobre e a forma levemente quadrada, lembrando um frasco de elixir.2011
● ABSOLUT WATKINS. Edição especial somente comercializada nas lojas de Duty Free. A vodca tem leve sabor de café, amêndoa, caramelo e chilli. Já a garrafa foi criada pela ilustradora de moda sueca Lisolette Watkins.
● ABSOLUT WILD TEA. Vodca harmonizada com chá preto chinês, resultando em um aroma fresco com notas de chá preto, maçã vermelhas e cítricas, que criaram em um sabor frutado, doce e suave.

A famosa garrafa
A garrafa da ABSOLUT VODKA foi baseada em um frasco de remédio sueco do século XVIII visto por Gunnar Broman em um antiquário na cidade de Estocolmo. O primeiro protótipo foi feito em plástico, possuía o gargalo extremamente curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também adornava a garrafa. A tampa era de metal colorido, porém a idéia inicial era de ser apenas uma rolha.

O texto impresso na garrafa foi escrito à mão por Kotte Jönsson e dizia:
“This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distilled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden’s national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka”.
A icônica garrafa começou a ganhar edições especiais em 2003, quando foi introduzida uma versão com rótulo criado pelo renomado artista plástico brasileiro Romero Britto. Em 2004, para comemoração das festas de final de ano, foi lançada uma garrafa chamada ABSOLUT SECOND SKIN (também conhecida como SnowFlake), que vinha com uma capa branca ornamentada com flocos de neve. Em 2006 estreou a ABSOLUT BLING BLING. Essa edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à idéia de ouro e jóia. O consumidor da marca adorou a idéia e mais de 1.6 milhões de garrafas foram vendidas. No ano seguinte foi a vez da ABSOLUT DISCO, uma embalagem toda espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Novamente um sucesso absoluto com 2.9 milhões de garrafas vendidas.

Para 2008 foi lançada uma nova versão ainda mais envolvente, chamada ABSOLUT MASQUERADE, envolta em uma capa mole de lantejoulas vermelhas (com exatos 3.238 mil pequenos paetês vermelhos, que aderem perfeitamente ao famoso contorno da garrafa). A garrafa foi introduzida com o tema: Every Night is a Masquerade. Em 2009, para homenagear o rock-and-roll, foi lançada a ABSOLUT VODKA ROCK, uma garrafa de edição limitada embalada para presente em couro e com rebites. A mais recente versão, lançada em 2010, foi batizada deABSOLUT GLIMMER, na qual pela primeira a garrafa teve sua superfície alterada, pois foi desenhada no padrão de corte de cristais. Essa última versão contou com 4.8 milhões de garrafas disponíveis.

Absoluto geloVodca está intimamente associada ao gelo e ao frio. Foi então, que em 1994, em mais uma atitude ousada e inovadora, a marca inaugurou em parceria com os fundadores do IceHotel o ABSOLUT ICEBAR, primeiro bar feito totalmente de gelo. Localizado no coração de Jukkasjärvi, a parte interna desse bar estava sempre 5 graus abaixo de zero. No preço da entrada, já estava incluído o preço do aluguel da roupa especial, necessária para enfrentar o gélido ambiente desse exótico estabelecimento. A maior parte dos utensílios utilizados no bar era feito com o gelo proveniente do rio Torne (ao norte da Suécia), incluindo mesas, assentos, balcão e até os copos usados para servir as bebidas. O sucesso foi tanto que hoje em dia existem outras unidades em Estocolmo, Londres, Tóquio, Milão e Copenhagen. Outra característica que diferencia os bares de gelo é a decoração. A ABSOLUT adota para seus bares uma política contra o tédio: de três a seis meses eles sofrem uma intensa reforma, comandada por artistas e escultores renomeados, que transformam completamente o ambiente.

Marketing único
O sucesso da marca pode ser explicado por uma série de razões, mas sem dúvida a principal foi a propaganda. A empresa criou a mais contagiosa, esteticamente sofisticada e inteligente campanha de mídia impressa da publicidade mundial. ABSOLUT PERFECTION, feita pelo fotógrafo Steven Bronstein, foi a peça que deu origem a uma das campanhas mais longevas da história da propaganda, criada pela agência TBWA/Chiat/Day de Nova York em 1980. No ano seguinte foi introduzido o slogan “The Absolut Bottle”. Sua comunicação começou em Manhattan com outdoors em caminhonetes que circulavam pela cidade. Depois, ocupou as revistas cult, de moda e comportamento. Com uma concisão rara, em que a garrafa e a marca são o centro de tudo e a razão de ser das sacadas publicitárias, a campanha era universal, podendo ser adaptada para qualquer mercado, país ou tema.

Nas propagandas o herói é a garrafa. A garrafa é a estrela. A campanha já tem mais de duas décadas, cerca de 1.600 anúncios e não deverá ter fim. O conceito continua forte, e seu grande segredo é a capacidade de ser reinventado, relido, reformulado dentro de uma estrutura perene. Elementos básicos sempre presentes, como diagramação, fonte e uma economia vocabular facilitam a percepção imediata da mensagem. Outro ponto forte para a consolidação de sua comunicação foi o surgimento de parcerias e projetos culturais interessantes como: ABSOLUT ART (interpretações da garrafa de ABSOLUT pintadas por artistas renomados), que teve início em 1985, com o artista pop americano Andy Warhol pintando uma garrafa da vodca para um comercial. O anúncio foi um verdadeiro sucesso e até os dias de hoje, cerca de 350 artistas já pintaram seus trabalhos nas garrafas da vodca, entre eles o brasileiro Romero Britto, Keith Haring, Nam June Paik, Rosemarie Trockel, Damien Hirst, Maurizzio Catellan e Louise Bourgeoise.

Além disso, estilistas consagrados como Gianni Versace, Helmut Lang, Jean Paul Gaultier, Stella McCartney, Manolo Blahnik, e Anna Molinari fizeram parte do projeto ABSOLUT FASHION, que começou em 1988, onde coleções das famosas grifes foram inspiradas na marca ABSOLUT. Em 2003, a marca decidiu se aproximar ainda mais do mundo fashion e incentivar jovens talentos a partir da criação de seu próprio projeto de moda: ABSOLUT LABEL. Alguns dos mais destacados novos estilistas são convidados a criar um visual inspirado em uma palavra da garrafa de ABSOLUT, e assim surgem as coleções ABSOLUT LABEL em edições limitadas. Cada coleção tem um tema que é sempre uma única palavra retirada da garrafa de ABSOLUT VODKA. Em 2005, a palavra escolhida foi “Famous” e as peças foram bolsas. Para representar o Brasil, a estilista revelação foi Raquel Uendi. Já no ano anterior, 2004, a coleção de camisetas foi inteiramente inspirada na palavra “Country”, com destaque para a brasileira Karla Girotto. Atualmente ABSOLUT LABEL já pode ser considerado um projeto inteiramente ligado à moda mundial, com uma interatividade e incentivo à conexões criativas muito à frente de seu tempo.

Fotógrafos de celebridades como Herb Ritts e Annie Liebowitz também participaram de ações para a marca. Em outras ações foram incorporadas capas de álbuns de David Bowie, Miles Davis e do Velvet Underground aos anúncios. Recentemente foi lançado mais um projeto: o ABSOLUT TRACKS, que começou em 2003, e atualmente conta com uma canção exclusiva do cantor Lenny Kravitz, chamada “Breathe”, especialmente feita para a marca e baseada na experiência de se tomar uma vodca ABSOLUT. Dez outros artistas, de vários locais do mundo, remixaram a canção garantindo versões exclusivas. Todas as músicas e respectivos vídeos estão disponíveis no site Absolut Tracks, que promete ser um portal para todos os projetos musicais da marca.


Outro fator determinante em sua comunicação é a estreita relação com os consumidores gays que há mais de três décadas recebem atenção especial da marca em eventos e propagandas, como por exemplo, em 2008 quando foi lançada a edição especial ABSOLUT COLORS, em homenagem ao símbolo do movimento gay, a bandeira do arco-íris, que completava 30 anos. A edição limitada vinha dentro de uma caixa especial com as cores do arco íris e um encarte com texto a respeito da diversidade sexual e apoio a comunidade. Este é o estilo da ABSOLUT VODKA. Uma marca de qualidade superior, elegante, cheia de estilo, contemporânea, criativa, imprevisível e espirituosa.

Recentemente, em 2011, a marca sueca voltou a chamar a atenção com um projeto denominado ABSOLUT BLANK, onde dezoito novos artistas promissores de diferentes lugares do mundo foram chamados para dar sua contribuição criativa nas embalagens, eventos e campanhas publicitárias realizadas pela ABSOLUT. Chama atenção a instalação de luzes, criada pelo grupo inglês United Visual Art, os recortes de imagens criado por Mario Wagner e a pintura colorida de Dave Kinsey. Aliás, é impossível chegar a uma resposta unânime quanto à melhor obra – os dezoito artistas escolhidos mostraram que tem talento sobrando para surpreender o público. O posicionamento de apostar em arte e incentivar a criatividade é fundamental para o título de “lovebrand” que a marca recebeu nos últimos anos. Dessa maneira, todos saem ganhando: os consumidores, que têm a chance de entrar em contato com bons trabalhos, os novos e talentosos artistas, que têm chance de expô-los, e é claro, a própria ABSOLUT, que conquista cada vez mais fãs pelo mundo.

O mundo de ABSOLUT
Em 2008 a marca lançou uma campanha global intitulada “In a ABSOLUT World”. A campanha, que custou US$ 35 milhões, tinha como ponto central a veiculação do filme “Moon”, que pontuou uma importante mudança na comunicação da marca, que há 25 anos utilizava com sucesso o mesmo conceito de campanha, baseada no premiado design de sua garrafa tornando-a um ícone mundial. O novo conceito reforçou a criatividade como peça principal. Através da campanha o consumidor era convidado de uma forma divertida e surpreendente a ingressar em um mundo inspirador e absoluto. A campanha ia além ao propor uma reflexão do que é um mundo ABSOLUT para cada um.

O roteiro do filme, criado pela agência TBWA\Chiat\Day, começa com pessoas que se preparam para um grande acontecimento. Os personagens esvaziam estabelecimentos, caminham pelas ruas e sobem em topos de edifícios, escadas, muros e telhados em busca dos pontos mais altos da cidade. Enquanto todos aguardam ansiosos, olhando atentos para o céu, imagens mostram astronautas atarefados trabalhando no espaço. Quando o sol se põe, ouve-se uma contagem regressiva e um grande globo espelhado surge como se fosse a Lua. A cidade transforma-se então em uma grande festa, com muita música e dança. A imagem dá lugar a uma tela preta com o conceito “In an Absolut World” e, logo na seqüência, uma garrafa de ABSOLUT. A idéia é que no mundo de ABSOLUT a Lua não apenas ilumina a noite, mas também transforma tudo em uma verdadeira festa assim que surge no céu. 
Já em outra fase da campanha, o foco estava nas dicas de bebidas com a vodca, com a frase “In an Absolut Drink”(”Em uma bebida Absoluta”).

O logotipo
A marca, que sempre utilizou o tradicional logotipo com as palavras ABSOLUT VODKA escritas em azul (o que continua a ser utilizado nas garrafas), recentemente passou a adotar também a cor cinza.


A marca no mundo
Pertencente ao grupo francês Pernod Ricard, ABSOLUT VODKA é vendida em 150 países, sendo a 2ª marca de vodca mais consumida do mundo, além de ser a 4ª maior marca internacional de bebidas destiladas do planeta somente atrás de nomes como Bacardi, Smirnoff e Johnnie Walker. Somente nos Estados Unidos são consumidos anualmente aproximadamente 92 milhões de litros (mais de 10 milhões de caixas), ou seja, cerca de 40% das vodcas importadas pelos americanos são da marca ABSOLUT. Os diferentes sabores representam aproximadamente 15% de suas vendas. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Canadá e México.
Você sabia?
● Curiosamente, nos dias de hoje, toda vodca ABSOLUT é produzida no pequeno povoado de Åhus (sul da Suécia) que, com pouco mais de 10 mil habitantes não apenas produz, mas também embala e distribui os milhões de litros da vodca consumidos anualmente em todo mundo. Cerca de 500 mil garrafas são produzidas diariamente.

Cerveja

COMO É FEITA A CERVEJA



per-129-cerveja
Com a fermentação da mistura de malte, lúpulo e água. Esses são os ingredientes básicos descritos na Reinheitsgebot, a Lei de Pureza da Cerveja, um decreto alimentar criado em 1516 pelo duque da Baviera (um estado alemão) e seguido à risca até hoje por muitas fábricas, principalmente da Alemanha e da Bélgica. Geralmente, a cerveja é produzida de malte feito de cevada. Mas algumas receitas permitem o uso de outros cereais, como trigo e arroz, e podem incluir diferentes ingre- dientes para reproduzir sabores como café, mel, rapadura, limão e outros. Embora a cerveja não tenha uma origem definida, ela é cer- tamente uma das bebidas mais antigas da humanidade, com registros desde 4 mil a.C.
Papo de buteco: Em 1954, saiu o primeiro Guinness Book, o livro dos recordes, encomendado pelo gerente da cervejaria Guinness para matar uma curiosidade
Processo de fabricação é o mesmo para todos os tipos da gelada e pode ser reproduzido em casa

1) A produção industrial começa com amaltagem, um processo de cerca de oito dias para obter o malte, que é a base da cerveja. Grãos de cereais como a cevada e o trigo são colocados em um tanque, onde são umedecidos e germinam. Depois, são torrados para que o amido presenteno grão se transforme em açúcar

2) O malte é moído e adicionado à água quente parapreparar o mosto, um chá grosso e doce, etapa chamada de brassagem. Após cozinhar por cinco horas, o mosto vai a outro tanque, onde recebe os demais ingredientes da cerveja. O principal é o lúpulo, planta que dá o sabor amargo e atua como conservante natural

 A maior parte do malte usado no Brasil é importada de países com climafrio, como a Alemanha, onde a cevada se desenvolve melhor

3) No terceiro tanque chega o fermento,que transforma o açúcar em álcool. Nas cervejas de baixa fermentação, a ação rola na parte de baixo do tanque, em temperaturas de até 12 oC. Nas de alta fermentação, o processo é na superfície, entre 15 e 24 oC. Tudo isso leva cerca de cinco dias

4) Após a fermentação, a cerveja é resfriada a 0 oC e entra na fase dematuração,quando o líquido descansa. Sabor, corpo e aroma são definidos. O processo dura em média 21 dias, mas varia bastante de acordo com o tipo de fermento usado e do toque pessoal do mestre cervejeiro

5) Após o tempo de maturação, a cerveja já pode ser bebida. Mas o líquido ainda tem partículas sólidas, que são eliminadas na filtragem. Isso não altera o sabor – só deixa a bebida mais límpida e brilhante. Algumas cervejas, como as de trigo, não passam por esse filtro

6) No envase, a cerveja vai para garrafas, latas ou barris. O vidro e a cor âmbar da garrafasão aspectos importantes para que a bebida não estrague antes do prazo, pois a luz provoca reações químicas que deixam o líquido com sabor ruim. As latinhas recebem a mesma bebida que vai para as garrafas. Até aqui, chope e cerveja são a mesma coisa

7) A cerveja é aquecida a 60 oC e rapidamente resfriadaaté a temperatura ambiente, o que é chamado de pasteurização. Isso estende o prazo de validade das cervejas para seis meses (para as do tipo pilsener). O chope não é pasteurizado e tem prazo bem menor: no máximo 15 dias com o barril fechado

A fabricação caseira usa os mesmos ingredientes industriais: água, malte, lúpulo e fermento.


Conheça os principais tipos de cerveja

Lager
São cervejas com baixa fermentação e graduação alcoólica, entre 4 e 5%. A cerveja pilsener é uma das variações mais conhecidas da lager, principalmente no Brasil, onde 99% das vendas são desse tipo. Seu nome vem da região de Pilsen, na República Tcheca

Ale

Até o século 19, as cervejas de alta fermentação, conhecidas hoje como ale, eram as únicas que existiam. Esse tipo de cerveja tem um sabor mais acentuado, com líquido mais encorpado e doce. É um tipo muito apreciadona Irlanda, Bélgica e Alemanha

Lambic

É́ um tipo de cerveja raro, feito de trigo e que não leva levedura no mosto. Ele tem uma fermentação espontânea, realizada por agentes naturais encontrados no ar e no ambiente da cervejaria, típicos da região onde a cerveja é produzida, em Bruxelas, na Bélgica

Sem álcool

No Brasil, a cerveja sem álcool é feita basicamente pela interrupção da fermentação. Há outros processos, como filtros especiais e mudanças na temperatura e pressão da fabricação, mas sempre resta um pouco. Por lei, elas podem ter até 0,5% de álcool

Dependendo do volume ingerido, a cerveja sem álcool pode até ser detectada no bafômetro.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mouse

APROVEITE MELHOR O BOTÃO CENTRAL DO MOUSE


O mouse faz parte da nossa vida virtual. É tão íntimo para quem usa diariamente um computador que teve poucas mudanças desde a sua criação – apenas o design muda, dependendo da marca.

Apesar disso, poucas pessoas utilizam todos os recursos do botão central do equipamento. Na grande maioria, é uma rodinha, usada apenas para rolar a página, que acaba ficando engordurada com o tempo.

Esta rodinha é também um botão. E serve para ajudar quem navega pela internet. Pela falta de uso, pode ficar um pouco duro apertá-la, mas vai amaciando. 

O primeiro recurso interessante do botão-rodinha é abrir um link em uma nova aba. Funciona em todos os navegadores. Em vez de clicar no link com o botão esquerdo normal - ou com o direito, escolhendo para abrir o endereço e uma nova guia -, use o central. É, literalmente, uma mão na roda!

Outra função bacana é fechar as abas no navegador. Em vez de ficar procurando o xis vermelho de cada uma, basta ir clicando nelas com a rodinha. É bem mais prático. 

Se tiver um computador antigo e o botão central do seu mouse não funcionar, verifique nas configurações do Windows. Geralmente fica no "Painel de controle”.

Murphy

LEI DE MURPHY

O criador dessa lei foi o capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy, e também foi a primeira vítima conhecida de sua própria lei. Ele era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em piloto de aeronaves.

Para poder fazer essa medição, construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. O aparelho foi instalado por um técnico, mas simplesmente ocorreu uma pane, com isso Murphy foi chamado para consertar o equipamento, descobriu que a instalação estava toda errada, daí formulou a sua lei que dizia: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.
"Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará"

As principais Leis de Murphy:

* Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
* Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.
* A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
* O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada.
* A fila do lado sempre anda mais rápido.
* Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
* Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.
* Você sempre acha algo no último lugar que procura.
* Toda partícula que voa sempre encontra um olho.
* Se está escrito Tamanho único, é porque não serve em ninguém.
* Não é possível sanar um defeito antes das 17 e 30h da sexta-feira. O defeito será facilmente sanado as 9 e 01h da segunda-feira.
* A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.
* O gato sempre cai em pé.
* Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de cair em pé.

Espressão

PORQUE A CURIOSIDADE MATOU O GATO?

O famoso ditado popular A curiosidade matou o gato  surgiu na Idade Média. Essa frase, que tem como objetivo alertar as pessoas quanto a possíveis riscos resultantes da curiosidade extrema, passou a ser empregada na época da caça às bruxas.
Nesse tempo, as pessoas não gostavam de gatos e produziam armadilhas para capturá-los. Os gatos, por serem animais curiosos  por natureza, acabavam caindo nas armadilhas e morriam.
Os gatos, principalmente os pretos, eram associados à má sorte, por isso o desejo de exterminar os bichinhos.

Fio Dental

A HISTÓRIA DO FIO DENTAL

Fio Dental

O inventor do fio dental, produto que juntamente com a escova de dente é indispensável para nossa saúde bucal, foi um dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly, em 1815. Este começou a recomendar a seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, feito de seda.
No entanto, Parmly recomendava o uso de sua invenção apenas a seus pacientes, em pequena escala. A produção em larga escala do fio dental se iniciou com a empresa Codman & Shurtleft, em 1882. Contudo, foi a Johnson & Johnson que obteve a primeira patente do fio dental, em 1898.

Até então, o produto era de seda, diferentemente do fio dental que conhecemos hoje em dia. O fio de nylon foi desenvolvido por Charles C. Bass, o qual o melhorou bastante, aumentando sua elasticidade e principalmente sua resistência. O fio dental é tão importante para a higiene bucal pelo fato de poder eliminar certos resíduos de alimentos e placas bacterianas entre os dentes que as escovas não conseguem.

Estômago

O TAMANHO DO ESTÔMAGO


O estômago sadio de um adulto comporta em torno de 600 ml de comida em uma refeição e nunca fica vazio. Quando dormimos, ele tem pelo menos 50 ml de saliva e ácidos digestivos. E enquanto decidimos o que e a que horas vamos comer, o estômago se prepara para receber as refeições e secreta até 50 ml extra de ácido. Uma refeição sem exageros costuma preencher os 600 ml. Mas nem tudo fica parado ao mesmo tempo no órgão. Alguns itens, como líquidos e purês, passam rapidamente para o intestino delgado. Já as carnes, mais duras, podem levar até 90 minutos para sair do estômago. Sua dilatação pode ocorrer por infecção por bactérias ou obesidade. As úlceras podem obstruir o escoamento do alimento digerido para o intestino. Para compensar a lentidão, o estômago pode triplicar de tamanho.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Puxa Saco

COMO SURGIU A EXPRESSÃO PUXA-SACO?


A expressão puxa-saco começou a ser usada na gíria militar. Os oficiais não colocavam suas roupas em malas, mas em sacos durante as viagens. Mas quem carregava, obedientemente, a bagagem para cima e para baixo eram os soldados. Puxar esses sacos virou sinônimo de subserviência. 

E o puxa-saco passou a definir todos que bajulavam superiores ou qualquer outra pessoa. E para quem não sabe, puxa-saco tem até dia, comemorado, informalmente, em 20 de dezembro. É o dia limite para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Dizem que, nessa data, todos os puxa-sacos saem na surdina pelas ruas à procura do presente de Natal dos respectivos chefes.

Pro Álcool

O QUE É O PRO ÁLCOOL




A alta do preço do petróleo
impulsionou a criação do Pro álcool

O Pro álcool (Programa Nacional do Álcool) se consistiu numa iniciativa do governo brasileiro de intensificar a produção de álcool combustível (etanol) para substituir a gasolina. Essa atitude teve como fator determinante a crise mundial do petróleo, durante a década de 1970, pois o preço do produto estava muito elevado e passou a ter grande peso nas importações do país.

Nesse sentido, em 1975 foi criado o Pro álcool, sendo oferecidos vários incentivos fiscais e empréstimos bancários com juros abaixo da taxa de mercado para os produtores de cana-de-açúcar e para as indústrias automobilísticas que desenvolvessem carros movidos a álcool.
Na primeira década do Pro álcool os resultados foram positivos, visto que os consumidores priorizavam os automóveis movidos a álcool e, em 1983, as vendas desses veículos dominaram o mercado brasileiro. Em 1991, aproximadamente 60% dos carros do país (cerca de 6 milhões) eram movidos por essa fonte energética.

Porém, apesar de substituir parcialmente o petróleo, o Programa Nacional do Álcool promoveu uma série de problemas: elevação da dívida pública em consequência dos benefícios concedidos; aumento dos latifúndios monocultores de cana-de-açúcar; elevação dos preços de alguns gêneros alimentícios (pois ocorreu a redução do cultivo de alimentos em substituição à cana-de-açúcar), entre outros.

Para agravar ainda mais, durante a década de 1990, houve a redução do preço do barril de petróleo. Esse fato fez com que a diferença entre a gasolina e o álcool diminuísse. Os usineiros passaram a destinar a produção de açúcar para o mercado internacional, pois o mercado interno se tornou menos lucrativo. Todos esses aspectos contribuíram para que os consumidores e fabricantes de veículos voltassem a priorizar automóveis movidos a gasolina.

Contudo, em 2003, uma nova crise do petróleo impulsionou a fabricação de novos carros a álcool. Dessa vez, entretanto, as indústrias automobilísticas inovaram e desenvolveram motores flex, no qual os consumidores podem optar pela utilização tanto do álcool quanto da gasolina. 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Gelo Seco

COMO É FEITO


Quem nunca se espantou com a fumaça artística solta em shows, criando um interessante efeito?

O "culpado" pelo espetáculo é o gelo seco, sabia? Pouca gente sabe como ele é produzido, então vamos abordar o assunto desde o início. Para começar, ao contrário do gelo convencional, ele não é composto por água.
O gelo seco é o gás carbônico (CO2) em estado sólido. O CO2 pode ser encontrado na atmosfera em estado gasoso, e é submetido a pressões elevadas dentro de tanques e baixa temperatura (até -20 cº).

Depois de liquefeito, a pressão é eliminada rapidamente e ele então se expande, o que o faz o gás absorver calor e o até então líquido se transformar em sólido, com uma temperatura de cerca de 79 graus cº negativos.

Quando posteriormente entra em contato com o ar, esta substância começa a desprender o vapor característico. O curioso é que o gelo seco sofre o processo chamado sublimação, quando passa do estado sólido para o gasoso, sem se tornar líquido antes.

Por sua elevada densidade e capacidade de produzir temperaturas mais baixas que o gelo comum, o gelo seco é muito utilizado em transporte de alimentos, já que ocupa menos espaço em caminhões, por exemplo.

Óleo de Argan

TUDO SOBRE O ÓLEO DE ARGAN


 

Por centenas de anos, os marroquinos se beneficiam das maravilhosas qualidades do óleo de argan. O óleo suaviza e rejuvenesce a pele, reduz as rugas, cura cicatrizes e manchas de acne, suaviza as cutículas, cura extremidades rachadas, e age como anti-inflamatório para aliviar doenças como a artrite e dores musculares. O óleo de argan é também rico em vitamina E e ácidos graxos essenciais, e é um componente eficaz em uma dieta saudável. Finalmente, óleo de argan é um produto natural, orgânico. Não tem aditivos químicos, e é seguro para qualquer um usar.

Devido ao fato de que, as florestas de argan são relativamente escassas em todo o mundo, o óleo é muito apreciado e vendido a um preço muito maior do que outros óleos. Mas será que vale a pena? Talvez um entendimento de onde vem o óleo de Argan, e as pessoas que o produzem, ajudará a colocar as coisas em uma melhor perspectiva.

Como é produzido?

O processo de produção de óleo de argan, como qualquer empreendimento agrícola, é uma longa temporada. As nozes de argan aparecem na primavera, depois que as árvores florescerem. As nozes são primeiramente verdes. No verão, se tornam amarelas, secam e caem das árvores. As castanhas são, então, recolhidas pelas mulheres marroquinas.
 
O óleo de argan é tradicionalmente produzido pelos seguintes processos: Primeiro, os frutos são manualmente abertos (rachados) e em seguida, o fruto é removido e deixado para secar. Depois que a fruta tenha secado por um tempo, ela é aberta, e as sementes do interior do fruto são removidas. O fruto é então assado e amassado em uma pasta à base de água. O óleo é pressionado manualmente a partir da polpa.

Nos últimos anos, as duas últimas fases (torna-la pasta e extrair o óleo) tem sido feita por uma máquina. Isto reduz a intensidade do trabalho para as mulheres consideravelmente. Mesmo assim, a produção de óleo de argan é um processo verdadeiramente exigente. Para que sejam produzidos 1 litro de óleo, é necessário que uma mulher trabalhe 12 horas quebrando nozes duras e resistentes. Na época da colheita, o trabalho é muito desgastante. Como se trata de um trabalho difícil, é especialmente importante que o governo garanta aos trabalhadores salários justos que compensem seu trabalho duro.
 
O processo inteiro de óleo de argan é livre de resíduos. Todos os componentes externos, incluindo as sementes, cascas e polpa de frutos, podem ser usados para outros fins, tais como alimentos para o gado, óleo para lâmpada, e combustível para forno a lenha.

Como pode ser usado?

O óleo de argan é tradicionalmente utilizado por marroquinos para fins alimentares. No entanto, devido à sua forte concentração de ácidos graxos essenciais e vitamina E, óleo é também um eficaz produto cosmético. Pode ser usado para diminuir rugas, cicatrizes, e secura causada por eczemas. Além disso, ele funciona como um agente anti-inflamatório topológico e pode ser utilizado para aliviar a tensão muscular e artrite. A aplicação de óleo de argan, em qualquer dos casos acima requer apenas uma pequena quantidade. Basta apenas esfrega-lo suavemente na área desejada.

O que faz para os cabelos?

Milagres! Devo assim dizer, o óleo pode ser usado para restaurar pontas espigadas, hidratar, nutrir, fortalecer o cabelo e reparar danificações, além de reduzir a caspa causada por pele seca e restaurar o brilho. Assim como outros óleos, ele pode ser usado em banhos e misturas. O óleo marroquino deve ser aplicado e deixado nos cabelos por pelo menos, uma hora, após isso pode ser lavado normalmente. O resultado é um couro cabeludo saudável e um cabelo mais macio.
 
O óleo de argan não é simplesmente um outro produto saudável para ser usado para benefício pessoal próprio, é um produto que suporta o ambiente e a economia sustentável das mulheres trabalhadoras marroquinas. Usar o óleo de Argan é dar um presente para si mesmo e para o mundo.

Relógio de Pulso

COMO SURGIU?



O primeiro modelo que se conhece foi feito cerca de 1814 pelo relojeiro Abraham Louis Bréguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. A invenção é ainda atribuída, mais tardiamente, em 1868, a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe.

O modelo tornou-se rapidamente popular como adereço tipicamente feminino a partir dessa altura. No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. 


Cartier colocou então uma pulseira de couro num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua coleção, e em março de 1904 ofereceu-o a Santos Dumont. Este episódio faz com que se considere Santos Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

Cigarro

PESQUISADORES BRITÂNICOS AFIRMAM QUE FUMAR ''APODRECE'' O CÉREBRO


Para o pessoal que fuma, aí vai uma dica. Vamos largar o cigarro isso só prejudica nossa saúde além de prejudicar as pessoas que ficam perto dos fumantes, nós só temos uma vida pra que acabar com ela fumando? Não faz sentido, vamos largar o cigarro, isso é possível basta querer. A nossa vida já é curta, fumando fica mais curta ainda. 



“Um estudo feito por pesquisadores da Universidade King's College London, na Inglaterra, comprovou que o cigarro "apodrece" o cérebro ao danificar a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico.

A pesquisa, que foi divulgada na revista científica "Age and Being", foi feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos e apontou que a alta pressão sanguínea e estar acima do peso também afetam o cérebro.

As pessoas que participaram do estudo realizaram testes de memorização de novas palavras e provas onde tinham que dizer o maior número de animais em um minuto.

Os mesmos teste foram repetidos por duas vezes, num intervalo de quatro anos entre cada um deles, e comprovaram que o risco de ataque cardíaco e derrame estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo. Cientistas também confirmaram uma "associação consistente" entre fumo e baixos resultados no teste.”

Alimentos

6 ALIMENTOS QUE AJUDAM A EMAGRECER COMENDO

A ciência comprova: descubra os seis alimentos que reduzem a fome e aceleram o metabolismo sem sofrimento!

mulher bebe leite
Beber duas xícaras de leite desnatado ajuda a emagrecer
Perder peso comendo é o sonho de qualquer pessoa. Pois estudos recentes comprovaram que ele pode virar realidade! Basta escolher alimentos que tapeiem a fome, turbinem o metabolismo e, de quebra, ainda queimem gordura. Descubra quais são eles e inclua-os na sua dieta.

Leite

Por quê? Beber duas xícaras por dia da versão desnatada ajuda a emagrecer.

Como funciona? O leite é rico em cálcio, que se liga às moléculas de gordura, expulsando-as do corpo antes de serem reabsorvidas. A vitamina D ainda acelera a quebra das células adiposas.

Bônus: tomar leite depois da musculação ajuda a converter massa gorda em magra, pois a proteína presente na bebida repara os músculos.

Chocolate amargo

Por quê? Cheirar o chocolate escuro por dois minutos tira a fome.

Como funciona? Ao cheirar algo, o corpo pensa que nós vamos comer, iniciando o processo de digestão, responsável por diminuir os níveis do hormônio que estimula o apetite.

Bônus: você não achou que a gente faria você passar essa vontade, achou? Dois quadradinhos (28 gramas) por dia estão liberados. Pesquisas comprovaram, inclusive, que mulheres com esse hábito são mais magras, além de apresentarem menos riscos de pressão alta e síndrome metabólica.

Feijão

Por quê?  Acrescentar apenas meia xícara de qualquer tipo de feijão no prato, com legumes, saladas ou massa, faz a pessoa comer menos porções de outros alimentos e se sentir satisfeita por muito mais tempo.

Como funciona? O grão contém fibra solúvel, que se transforma em gel no intestino, prolongando a saciedade. Legumes ainda dobram a produção do hormônio que envia o sinal de parar de mastigar para o cérebro.

Pimenta vermelha

Por quê? A especiaria reduz pela metade o desejo por doces e comidas gordurosas, além de facilitar a queima de calorias.

Como funciona? Pimenta vermelha contém capsaicina, substância que dá o sabor picante, diminui o apetite e turbina o metabolismo.

Bônus: Você não gosta de pimenta? Apele para o vinagre. Ele reduz o nível de insulina no corpo, afastando a fome da mesma maneira.

Semente de chia

Por quê? Substituir metade da quantidade de ovo ou óleo vegetal no preparo de seu bolo favorito por gel de chia "emagrece" a receita.

Como funciona? O gel de chia (cuja consistência se parece com a do ovo) é menos calórico e não altera o sabor da comida.

Modo de preparo: despeje 2 xícaras de água morna e ¹/³ de xícara de sementes de chia em uma garrafa e agite durante 20 segundos. Deixe repousar por meia hora ou até que se forme o gel. Congele a mistura não utilizada por até uma semana.

Banana

Por quê? A fruta evita a vontade de beliscar o dia todo. Ninguém merece atacar a geladeira logo após o almoço, né?

Como funciona? Banana é rica em fibras, que diminuem a fome e aceleram a digestão, facilitando a perda de peso. Ela também ajuda a estabilizar os níveis de leptina, hormônio responsável pelo controle da fome, que ficam abaixo da média quando a gente dorme mal.

Bônus: você tem insônia? Tome uma xícara ao dia de chá de flor de maracujá. A bebida acaba com a ansiedade em uma semana.