TUDO SOBRE O ÓLEO DE ARGAN
Por centenas de anos, os marroquinos se beneficiam das maravilhosas qualidades do óleo de argan. O óleo suaviza e rejuvenesce a pele, reduz as rugas, cura cicatrizes e manchas de acne, suaviza as cutículas, cura extremidades rachadas, e age como anti-inflamatório para aliviar doenças como a artrite e dores musculares. O óleo de argan é também rico em vitamina E e ácidos graxos essenciais, e é um componente eficaz em uma dieta saudável. Finalmente, óleo de argan é um produto natural, orgânico. Não tem aditivos químicos, e é seguro para qualquer um usar.
Devido ao fato de que, as florestas de argan são relativamente escassas em todo o mundo, o óleo é muito apreciado e vendido a um preço muito maior do que outros óleos. Mas será que vale a pena? Talvez um entendimento de onde vem o óleo de Argan, e as pessoas que o produzem, ajudará a colocar as coisas em uma melhor perspectiva.
Como é produzido?
O processo de produção de óleo de argan, como qualquer empreendimento agrícola, é uma longa temporada. As nozes de argan aparecem na primavera, depois que as árvores florescerem. As nozes são primeiramente verdes. No verão, se tornam amarelas, secam e caem das árvores. As castanhas são, então, recolhidas pelas mulheres marroquinas.
O óleo de argan é tradicionalmente produzido pelos seguintes processos: Primeiro, os frutos são manualmente abertos (rachados) e em seguida, o fruto é removido e deixado para secar. Depois que a fruta tenha secado por um tempo, ela é aberta, e as sementes do interior do fruto são removidas. O fruto é então assado e amassado em uma pasta à base de água. O óleo é pressionado manualmente a partir da polpa.
Nos últimos anos, as duas últimas fases (torna-la pasta e extrair o óleo) tem sido feita por uma máquina. Isto reduz a intensidade do trabalho para as mulheres consideravelmente. Mesmo assim, a produção de óleo de argan é um processo verdadeiramente exigente. Para que sejam produzidos 1 litro de óleo, é necessário que uma mulher trabalhe 12 horas quebrando nozes duras e resistentes. Na época da colheita, o trabalho é muito desgastante. Como se trata de um trabalho difícil, é especialmente importante que o governo garanta aos trabalhadores salários justos que compensem seu trabalho duro.
O processo inteiro de óleo de argan é livre de resíduos. Todos os componentes externos, incluindo as sementes, cascas e polpa de frutos, podem ser usados para outros fins, tais como alimentos para o gado, óleo para lâmpada, e combustível para forno a lenha.
Como pode ser usado?
O óleo de argan é tradicionalmente utilizado por marroquinos para fins alimentares. No entanto, devido à sua forte concentração de ácidos graxos essenciais e vitamina E, óleo é também um eficaz produto cosmético. Pode ser usado para diminuir rugas, cicatrizes, e secura causada por eczemas. Além disso, ele funciona como um agente anti-inflamatório topológico e pode ser utilizado para aliviar a tensão muscular e artrite. A aplicação de óleo de argan, em qualquer dos casos acima requer apenas uma pequena quantidade. Basta apenas esfrega-lo suavemente na área desejada.
O que faz para os cabelos?
Milagres! Devo assim dizer, o óleo pode ser usado para restaurar pontas espigadas, hidratar, nutrir, fortalecer o cabelo e reparar danificações, além de reduzir a caspa causada por pele seca e restaurar o brilho. Assim como outros óleos, ele pode ser usado em banhos e misturas. O óleo marroquino deve ser aplicado e deixado nos cabelos por pelo menos, uma hora, após isso pode ser lavado normalmente. O resultado é um couro cabeludo saudável e um cabelo mais macio.
O óleo de argan não é simplesmente um outro produto saudável para ser usado para benefício pessoal próprio, é um produto que suporta o ambiente e a economia sustentável das mulheres trabalhadoras marroquinas. Usar o óleo de Argan é dar um presente para si mesmo e para o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário