Tudo que você Precisa Saber

Sem Radar

Pesquisar este blog

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Estrelas

PORQUE AS ESTRELAS BRILHAM

As estrelas são enormes reatores de fusão nuclear. A quantidade enorme de massa que elas tem faz com que a força gravitacional seja imensa, o que por sua vez aumenta a pressão e a temperatura, ao ponto do gás que forma as estrelas entrar em reação de fusão nuclear. As estrelas parecidas com o Sol estão transformando hidrogênio em hélio. Outras estrelas maiores realizam outros tipos de fusão, de forma que todos os elementos que você vê ao seu redor uma vez estiveram em um núcleo de estrela - somos todos poeira de estrela.

Voltando à pergunta, quando o hélio é formado pela fusão do hidrogênio, há também a liberação de muita energia em forma de radiações eletromagnéticas, e em diversas faixas, entre elas a que a gente costuma chamar de "luz".

Por isto as estrelas brilham. Elas são gigantescos fornos de fusão nuclear, e produzem hélio, luz e calor.

Pigarro

PIGARRO NA GARGANTA O QUE PODE SER?

Pigarro na garganta
Sensação de bola de catarro e rouquidão podem ter doença do refluxo como causa. A Doença do Refluxo, como o próprio nome já diz acontece quando reflui o suco gástrico, para o esôfago ou para a laringe, provocando a inflamação da mucosa desses órgãos.
Normalmente entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago, pois a mucosa que o reveste não está preparada para receber uma substância tão irritante. Quando existe alguma fraqueza nessa região o líquido ácido escapa do estômago, atinge o esôfago e pode alcançar outros órgãos dos aparelhos digestivo e respiratório. É comum algumas crianças terem refluxo até os dois anos.

Refluxo sintomas pigarro

Refluxo gastroesofágico.Queimação e irritação na garganta, rouquidão, pigarro, sensação de bola na garganta, limpeza frequente da garganta, sensação de secreção espessa ou corpo estranho na garganta, dor de ouvido, tosse crônica e dificuldade para engolir.

Fatores de Risco

Obesidade, hérnia de hiato, gravidez, asma, diabetes e úlcera.

Pigarro refluxo tratamento

Sempre iniciar com as modificações no estilo de vida, caso seja necessário, seu médico poderá prescrever diversas medicações para controle dos sintomas, dependendo do caso, pode-se recomendar avaliação cirúrgica, é fundamental tomar a medicação prescrita por seu médico respeitando a dose e o tempo de tratamento.

Refluxo orientações

Animação mostrando ardor na garganta.Para diminuir a pressão intra-abdominal perca peso e não use roupas e cintos apertados, não fique muito tempo em jejum, diminua a quantidade de alimentos em cada refeição e faça pequenos lanches (frutas, torradas) nos intervalos, evite alimentos que facilitam o refluxo como as frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), evite café, chá-preto, chá-mate, refrigerante, álcool, frituras, alimentos gordurosos, chocolate, cebola, alho, pimenta, pimentão, menta e evite tomar muito líquido durante as refeições.
Certas medicações como sedativos, tranquilizantes, bloqueadores do canal de cálcio (anti-hipertensivo), medicamentos prescritos para osteoporose e anti-inflamatórios podem piorar os sintomas – informe seu médico se os utiliza, é importante parar de fumar e esperar no mínimo 1,5 às 2h para se deitar após as refeições, eleve a cabeceira da cama de 10 a 15 cm com um calço, pois apenas travesseiros altos não resolvem o problema.

Hot Dog

APRENDA A FAZER UM CACHORRO QUENTE LIGHT



Ingredientes:
 
  • 8 salsichas de frango light (1 pacote)
  • 8 pãezinhos careca de hot dog (se encontrar integral prefira-os)
  • 100 g queijo muçarela light ralado em ralo que rala fios compridos
  • 1 lata de seleta de legumes ou 100g de legumes cozidos ao vapor
  • 1 colher de óleo de canola
  • 1 sachê de molho pronto sabor pizza
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassado ou 1 colher de chá de alho triturado
  • 100g peito de frango desfiado
  • 1 sachê de tempero do nordeste
  • 1 colher (sopa) de requeijão light
  • 2 colheres rasas (sobremesa) de farelo de aveia ou amido de milho
  • 1 colher de sopa de salsinha fresca picada miudinha
  • Salsinha desidratada para salpicar e finalizar
Dica: use panela antiaderente e espátula de silicone para refogar o molho!

Modo de preparo:

Lave as salsichas para ferver por 5 minutos. Escorra e reserve. Frite o alho no óleo quente até dourar, acrescente a cebola e a cenoura deixe refogar por 5 minutos mexendo de vez em quando. Acrescente o peito de frango desfiado, uma colher de requeijão light, o sachê de molho pronto sabor pizza, misture bem. Acrescente o farelo de aveia (prefira o farelo de aveia) ou amido de milho dissolvido em meia uma xícara de água, misture bem. Acrescente as salsichas reservadas, o sachê de tempero do nordeste, o açúcar, a salsinha fresca e misture bem deixe ferver para engrossar (mais ou menos 3 minutos), seu molho está prontinho.
 

Corte os pães ao meio, umedeça o pão cortado com o molho, coloque 1 colher de sobremesa do queijo muçarela, recheie com a salsicha e um pouco de molho bem quente para derreter o queijo, coloque mais 1 colher de sobremesa de queijo muçarela light ralado por cima da salsicha com molho. Decore com 1 colher de legumes cozidos ao vapor ou seleta de legumes, salpique salsinha para finalizar.
 

Ordem = molho + queijo + salsicha com molho + queijo + legumes cozidos ao vapor ou seleta de legumes + pitada de salsinha desitrada

Dicas:
 
  • Se não tiver problemas com mais calorias – passe requeijão no pão antes de passar o molho! Coloque batatinha palha frita antes de salpicar a salsinha!
  • Para servir a crianças coloque o frango desfiado junto com a salsicha e bata o molho pronto no liquidificador junto com os legumes cozidos ao vapor, ou faça um purê para colocar na hora de montar. Ordem = molho + queijo + salsicha com molho + purê + queijo + milho e ervilha (ao invés da seleta de legumes) + batatinha palha frita! A criançada vai amar!
  • Caso prefira carne a frango substitua o frango da receita por carne moída e use o molho pronto sabor bolonhesa!

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 35 minutos.



Água

COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ÁGUA QUE BEBEMOS

Conheça a diferença entre os tipos de água presentes no nosso dia a dia
Entenda os diferentes tipos de água
A água está presente em todo corpo humano e é fundamental para o seu bom funcionamento. Uma boa hidratação regula a temperatura e o pH do sangue, elimina toxinas, além de proporcionar outros benefícios.
Conheça, abaixo, alguns tipos de água, terapêuticas ou não, essenciais para a saúde, listadas pelo diretor de nutrição do Hospital do Coração, Daniel Magnoni e o PhD em engenharia sanitária e ambiental Frederico Lage Filho.
Água potável: é a que recebe tratamento específico para abastecimento de residências. Para ser potabilizada, a água precisa ser incolor, inodora, conter alguns sais minerais naturais (atualmente, costuma-se acrescentar à água sais de flúor, o que impede o desenvolvimento de cáries) e ser estéril, isto é, isenta de micróbios causadores de doenças.
Água de filtragem caseira: geralmente a água potável passa por outro processo de filtragem, por meio de filtro de barro ou carvão ativo. Como a água da torneira chega tratada, os filtros domésticos garantem que a purificação fique ainda melhor. O importante é que esses filtros sejam devidamente validados com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Água mineral: contém no mínimo 500 mg de minerais por litro e recomenda-se ingeri-la após intensa atividade física, quando o corpo perde minerais ao transpirar. É importante também ficar atento ao rótulo, verificando o índice de sódio (entre 1 e 2 mg por litro) e se o pH é neutro (entre 6,5 e 7,5).
Água natural: não sofre nenhuma modificação no conteúdo. Ela é retirada da fonte, desinfetada e engarrafada para consumo. Pode haver alterações no sabor ou odor, dependendo de sua fonte, o que não significa que a água esteja suja. O importante é que a fonte seja pura, isenta de resíduos químicos.
Águas termais: são as minerais não potáveis, mas podem ser ingeridas em pequenas quantidades, por serem consideradas medicinais. Também são usadas em banhos para tratamentos reumáticos.

Leia - Como lutadores perdem até 16 kg para ‘enganar’ a balança

Radioativa: indicada para o sistema respiratório. Inalar essa água ajuda no tratamento de asma, já que o radônio é um gás volátil e por isso não prejudica o organismo. Pode ser ingerida em pequena quantidade.
Água destilada: a água sofre um aquecimento instantâneo, o que separa os vapores dos seus minerais. Os vapores são em seguida resfriados e voltam ao estado líquido. Pode ser ingerida, mas, geralmente, é utilizada para fins medicinais.
Água com gás: recebe artificialmente dióxido de carbono para ficar borbulhante, podendo ser acrescida de sais minerais. Existem fontes naturais de águas gaseificadas, mas parte do gás se dissipa rapidamente. Não é possível manter o gás ao engarrafá-la.