Tudo que você Precisa Saber

Sem Radar

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Biologia

O PAI DA BIOLOGIA

 

Charles Darwin, naturalista inglês, nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury. Com dezesseis anos, Darwin deixou Sherewsbury para estudar medicina na Universidade de Edinburgh. Repelido pelas práticas cirúrgicas sem anestesia (ainda desconhecida na época), Darwin parte para a Universidade de Cambridge, com o objetivo (imposto pelo seu pai) de tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra.

A vida religiosa não agrada a Darwin, e em 31 de dezembro de 1831 ele aceita o convite para tornar-se membro de uma expedição científica a bordo do navio Beagle. Assim, Darwin passa cinco anos (1831 a 1836) navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul. Durante este período, o Beagle aportou em quase todos os continentes e ilhas maiores à medida que contornava o mundo, inclusive no Brasil. Darwin fora chamado para exercer as funções de geólogo, botânico, zoologista e homem de ciência. Esta viagem foi uma preparação fundamental para a sua vida subseqüente de pesquisador e escritor.

Em todo o lugar aonde ia, Darwin reunia grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos) enviadas à sua pátria. Imediatamente, após seu regresso à Inglaterra, Darwin iniciou um caderno de notas sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, dando assim os primeiros passos para a Origem das Espécies. No começo, o grande enigma era explicar o aparecimento e o desaparecimento das espécies.

A chave do mistério Darwin encontrou casualmente na leitura: "Ensaio sobre a População", de Malthus. Depois disso, nasceu à famosa doutrina darwinista da seleção natural, da luta pela sobrevivência ou da sobrevivência do mais apto - pedra fundamental da Origem das Espécies.

As pesquisas feitas pelo naturalista durante a viagem abordo do Beagle é que fundamentaram sua Teoria da Evolução, servindo de base para o famoso livro Origem das Espécies, cujo título original em Inglês é On The Origin of Species By Means of Natural Selection.A obra foi publicada em 1859, sob o bombardeamento das controvérsias – o que era (é) muito natural: Darwin estava (está) mudando a crença contemporânea sobre a criação da vida na Terra.

No livro Origem das Espécies, Darwin defende duas teorias principais: a da evolução biológica - todas as espécies de plantas e animais que vivem hoje descendem de formas mais primitivas - e a de que esta evolução ocorre por "seleção natural". Os princípios básicos da teoria sobre a evolução de Charles Darwin, apresentados na Origem das Espécies, são quase que universalmente aceitos no mundo científico; embora existam controvérsias em torno deles.

A Origem das Espécies demonstra a atuação do princípio da seleção natural ao impedir o aumento da população. Alguns indivíduos de uma espécie são mais fortes, podem correr mais depressa, são mais inteligentes, mais imunes à doença, mais agressivos sexualmente ou mais aptos a suportar os rigores do clima do que seus companheiros. Estes sobreviverão e se reproduzirão, enquanto os mais fracos desaparecerão. No curso de muitos milênios, as variações levaram à criação de espécies essencialmente novas.

Após a publicação de sua obra mais famosa, Darwin continua a escrever e publicar trabalhos na área da Biologia por toda a sua vida. Ele passa a viver, com sua esposa e filhos, em Downe, um vilarejo a 50 milhas de Londres. Sofre de síndrome do pânico e mal-de-Chagas, o último adquirido durante sua viagem pela América do Sul. A morte chega em 19 de abril de 1882. Charles Darwin é sepultado na Abadia de Westminster.

Darwin e a Teoria da Evolução :

O que Darwin descobriu?

Charles Robert Darwin descobriu que todos os seres vivos, do mais sábio dos homens ao bacilo unicelular, podem ter sua linhagem ancestral traçada até o começo da vida sobre a Terra.

As cinco teorias que sustentam Darwin até os dias atuais:

EVOLUÇÃO – O mundo vivo não foi criado nem se recicla perpetuamente. Os organismos estão em um lento mas constante processo de mutação

O ANCESTRAL COMUM – Todo grupo de organismos descende de um ancestral comum. Os homens e os macacos atuais, por exemplo, divergiram de um mesmo ancestral, há cerca de 4 milhões de anos. Todos os seres vivos, em última instância, descendem de uma simples e primitiva

MULTIPLICAÇÃO DAS ESPÉCIES – As espécies vivas tendem a se diferenciar com a passagem das eras. Darwin desenhou a primeira "árvore da vida" em que espécies "tronco" vão dando origem a outras que saem do veio principal como "galhos".GRADUALISMO – As populações se diferenciam gradualmente, de geração em geração, até que as espécies que seguiram por um "galho" da árvore da vida não mais pertençam à mesma espécie do "tronco" e de outros "galhos".

SELEÇÃO NATURAL – É a teoria essencial do darwinismo. Ela se baseia no fato de que os seres vivos sofrem mutações genéticas e podem passá-las a seus descendentes. Cada nova geração tem sua herança genética colocada à prova pelas condições ambientais em que vive. A evolução é oportunista e randômica. O que é isso? Primeiro, o processo evolutivo seleciona (ou seja, mantém vivos e com mais chance de passar adiante seus genes) os animais e plantas cujas mutações são mais favorecidas pelo ambiente em que são obrigados a viver. Segundo, as mutações ocorrem ao acaso, e não com o objetivo de melhorar as chances de sobrevivência de quem as sofre. Um exemplo simples: os peixes primitivos não podiam tirar oxigênio diretamente da água. Alguns passaram por mutações que os dotaram dessa capacidade. Esses últimos se adaptaram melhor à vida aquática e hoje dominam os rios, lagos e oceanos.

domingo, 4 de novembro de 2012

Geografia

O PAI DA GEOGRAFIA MODERNA


Alexander von Humboldt.

O pai da Geografia moderna é o alemão Alexander von Humboldt, que nasceu em uma família burguesa no ano de 1769 e faleceu em 1859.

Em sua trajetória estudou em universidades de Frankfurt e Göttingen, nas quais freqüentou o curso de História, Filosofia e Ciências Naturais, além de ter adquirido domínio de outras línguas, anatomia e Geologia.

Como se pode perceber, Humboldt buscava sempre o conhecimento, então com 20 anos de idade realizou sua primeira expedição científica na Alemanha, Países Baixos e Inglaterra.

Uma das principais ocorreu em 1799, quando visitou diversos países americanos, como Estados Unidos, México, Peru, Equador, Colômbia, Cuba e Venezuela.
O percurso por todos esses países durou 6 anos, durante esse período catalogou pelo menos 60 mil espécies vegetais. Incluindo ainda registros sistemáticos sobre clima, relevo e hidrografia existentes no interior do continente americano.

Outra fonte de estudos de Humboldt foram os vulcões e questões ligadas às correntes marítimas. Von Humboldt é considerado o pai da Geografia moderna, no meio acadêmico é tido como um naturalista, suas observações e seus registros foram de extrema importância, principalmente para sua época.

História

QUEM FOI O PAI DA HISTÓRIA?

Heródoto: o "pai da História"
Heródoto: o "pai da História"

Quem foi
Heródoto foi um importante historiador da antiguidade. Conhecido como o “pai da História”, nasceu na cidade de Helicarnasso (atual Bodrum na Turquia) por volta de 485 a.C. e morreu em 430 a.C.

Obras e temas retratados

Escreveu suas obras em dialeto jônico, pois Helicarnasso era uma cidade da antiga Grécia.

Sua principal obra, escrita por volta de 440 a.C. ganhou o nome de Histórias e foi dividida em 9 livros: Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, Polímnia, Urânia e Calíope. A obra também é composta por um encerramento.

Além de fatos históricos da antiguidade, principalmente Grécia Antiga, as obras de Heródoto retratam aspectos do comportamento humano. As Guerras Médicas, entre gregos e persas, é o tema de destaque em suas obras. No livro II (Euterpe), Heródoto faz um importante relato histórico sobre o Egito Antigo, destacando a Geografia, História, Religião e vida dos faraós.

sábado, 3 de novembro de 2012

Hip Hop

A HISTÓRIA DO HIP HOP

A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.
Rap - rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;
Graffiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo;
Break dance - que representa a dança.

Os três elementos juntos compõe a cultura hip hop.
Que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de todas classes excluídas...

O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)...

Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool D.J. Herc e Kool Dee.
Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx.

De qualquer modo em meado dos anos 70 outro jovem D.J. que foi inspirado por kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee, Disco King Mario, começou aparecer e crescer no cenário da música B.Beat chamado Afrika Bambaataa.

Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, ele começou a trazer novos discos e fazia as pessoas dançarem como um trovão, e decidiu de chamá-los de ZULU NATION. Nos próximos anos Bambaataa seria o responsável por várias gírias no movimento. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand Máster Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break Beats. Não foram Sugarhill Gang, D.J. 

Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, foram realmente Grand Máster Flash, Mele mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o fenômeno das rimas.

Se existe alguém responsável pela criação da música Break Beat, foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash, os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de HIP-HOP.

Plástico

DIFERENÇA ENTRE O PLÁSTICO CONVENCIONAL OXI-BIODEGRADÁVEL E HIDRO-BIODEGRADÁVEL

Os diversos tipos de plástico existentes hoje.
O plástico, hoje, está em quase tudo o que conhecemos, em quase todos os produtos que usamos diariamente, da cadeira ao automóvel, do computador ao calçado, ou ainda, protegendo, mantendo os produtos frescos e limpos, e levando informação impressa ao consumidor, ao embalar nossos alimentos.
Estamos tão acostumados com ele, que parece que sempre convivemos com os plásticos, mas faz pouco mais de 50 anos que ele apareceu em nossas vidas, para ficar. Hoje nossos rios, lagos, fundo de vales, nossos mares, estão tão poluídos com o plástico, que talvez esteja na hora de repensar o custo x benefício desta praticidade.
O plástico, como uma sacola plástica, não sai voando sozinha para poluir qualquer parte de nosso planeta. Sempre tem um humano atrás desta ação. Precisamos começar a conscientizar nossa população a descartar corretamente o plástico – e todos os outros resíduos gerados – e em seguida, multar quem der a destinação incorreta, tanto ao plástico como a qualquer outro resíduo. Sabemos que somente pela dor ou pelo amor as coisas mudam.
Quando o plástico foi criado, sua matéria prima era o etanol, mas por motivos econômicos, foi trocada pela nafta, um subproduto do petróleo ou pelo gás natural.
Depois que o petróleo é extraído, passa por um processo de refino que produz uma série de subprodutos, como a gasolina, diesel, gás e nafta.
A nafta é a principal matéria-prima da cadeia produtiva da petroquímica e do plástico no Brasil, seguida do gás natural. A nafta passa inicialmente por um processo chamado craqueamento, que resulta nos petroquímicos básicos, tais como eteno, propeno e aromáticos.
A proporção da nafta em relação ao petróleo bruto é de 3 a 5% do volume processado. O restante são outros subprodutos.
O plástico, desde que foi inventado, foi uma grande ferramenta para a evolução humana, em especial na área de saúde.
Com o crescente aumento do preço do barril de petróleo, a indústria do plástico vem procurando uma nova matéria prima, e recentemente, a Braskem inventou o pseudo plástico verde como é chamado por eles, o qual é produzido a partir de etanol da cana de açúcar.
A diferença entre o plástico convencional feito a partir da nafta / gás natural e o plástico feito a partir do etanol da cana de açúcar é nenhuma.
O tempo para decomposição dos dois plásticos é idêntico. A única vantagem que existe sobre o plástico convencional é sua fonte renovável, enquanto o petróleo não é. Em contrapartida, temos que utilizar dois recursos naturais cada vez mais escassos – terra fértil e água limpa - para plantar a cana de açúcar, processar e finalmente, fazer o plástico para, em muitos casos, utilizar em sacolas plásticas por meia hora e deixar para nossos descendentes resolver o problema causado por este resíduo.
A terra fértil e a água potável deste planeta estão sendo exauridos pela grande quantidade de seres para alimentar e saciar a sede. Lembre-se de que existem hoje, mais de um bilhão de pessoas passando fome e sede no planeta. Outro problema deste tipo de plástico é que quando é descartado em local impróprio, como em cima de árvores, nos lagos, rios, mares, ele continuará por centenas de anos nestes locais, visto que seu ciclo de vida é tão longo quanto o plástico originado do petróleo.
Outro tipo de plástico que muitos falam mas nem sempre conhecem, é o plástico biodegradável ou como tecnicamente é chamado: hidro-biodegradavel. Ele deve ser compostado junto com resíduos orgânicos, por exemplo, restos de alimentos e vai ser digerido pelos microorganismos. Alguns destes plásticos podem ser de origem renovável, não renovável, ou mistos.
Alguns produtos fabricados com este tipo de plástico recebem certificações de aprovação para uso em compostagem industrial controlada. Plásticos hidro-biodegradáveis não podem ser reciclados junto com o plástico convencional. A vantagem deste tipo de plástico é que terá uma vida curta no meio ambiente, desde que esteja em ambiente de compostagem ou biologicamente ativo.
O seu maior problema é o preço elevado da matéria prima para sua confecção. Além disto, requer modificação de máquinas e processos para ser produzido. Embalagens plásticas produzidas com os hidro-biodegradáveis são mais espessas, consumem mais matéria prima e energia tanto na produção, quanto no transporte.
E se forem degradados por microorganismos anaeróbicos – sem a presença do ar -, o resultado será metano, gás 23 vezes mais potente como efeito estufa, além de ser explosivo.
O terceiro tipo de plástico, o qual a FUNVERDE dá total apoio e é a base do nosso projeto de sacolas ecológicas, é o plástico convencional feito a partir do petróleo, mas com tempo de vida útil controlado, tecnicamente chamado de plástico oxi-biodegradável.
Para transformar o plástico convencional em um plástico menos agressivo ao meio ambiente, é adicionado 1% de um aditivo que é chamado D2W. Ele que faz com que a cadeia molecular do plástico, que é enorme, comece a oxidar e finalmente, quando se torna pequeno, os microorganismos entram em ação, começando a biodegradação.
Exatamente o que vai acontecer com os plásticos convencionais em 500 anos ou mais, só que, neste caso, em período de tempo muito menor – aproximadamente 18 meses -. O plástico oxi-biodegradável pode ser reciclado junto com o plástico convencional.
Mesmo o pseudo plástico verde da Braskem, pode receber este aditivo e ser tornar um plástico menos agressivo ao meio ambiente, podendo ter seu ciclo de vida útil controlado, degradar e posteriormente se biodegradar caso não tenha sido reutilizado, coletado e reciclado, evitando-se assim os danos ambientais causados pelos plásticos convencionais abandonados no meio ambiente e que lá ficam por séculos.
Hoje ainda não é o momento certo para a utilização do pseudo plástico verde, visto que o petróleo é a nossa matriz energética global e continuará sendo por mais alguns anos. Caso plásticos deixem de ser produzidos a partir do etanol, a nafta – sub-produto do refino do petróleo – será queimada nas refinarias, o que é um contra-senso, destruir um produto, aumentando a temperatura do planeta sem ter uma utilidade para a humanidade.
Plantar cana e queimar a nafta é no mínimo ilógico. Daqui a alguns anos, quando a matriz mundial de energia for deslocada do petróleo para outro produto, poderemos dizer se o “plástico verde” tem sua utilidade, apesar de que plantar plástico é um crime contra a humanidade. Ainda depositamos nossas esperanças no plástico de algas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Camisinha

TUDO SOBRE A CAMISINHA

A camisinha é a melhor prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e um importante recurso na prevenção da AIDS. No Brasil são fabricadas cerca de 25 milhões mensalmente. Desde que a doença passou a ser conhecida multiplicou-se o seu uso.
  O que é e porque usá-la   A camisinha é uma cobertura fina de látex que envolve o pênis durante o ato sexual. Ela é vendida nas farmácias, em caixinhas.
Deve ser usada para evitar que o sangue, esperma e outras secreções passem de um parceiro para outro.
  Cuidados na escolha   Ao comprar o preservativo ou recebê-lo gratuito em casas de massagens ou motéis, verifique a sua conservação e a marca de conformidade do instituto nacional de metrologia (INMETRO), que garante a aprovação do produto em testes laboratoriais. Observe sempre a data de validade, se está corretamente embalado e conservado em lugar fresco, arejado e fora do calor.   Como usar a camisinha   Tire a camisinha da embalagem com atenção para não danificá-la. Coloque-a quando a ereção estiver completa, mas antes da penetração;   Prense com dois dedos o reservatório do preservativo, para retirar todo ar;

Encaixe-a na ponta do pênis e desenrole até a base, pressionando delicadamente com os dedos para evitar a entrada de ar;

Depois da ejaculação retire a camisinha segurando o anel elástico e pressionando-o contra o pênis para evitar vazamento.

Dê um nó na ponta, embrulhe-a em um papel higiênico e jogue-a no lixo. Não jogue na privada, pois vai entupí-la com certeza.   Use uma camisinha nova e lave os órgãos a cada relação.
Às vezes, é necessário lubrificar a camisinha, em especial na penetração anal. Mas atenção: não use saliva (não é um bom lubrificante), nem lubrificantes oleosos ou à base de petróleo (vaselina, margarina, etc). Use lubrificantes a base de água.

Editorial

O QUE É UM EDITORIAL


Editorial de uma revista e de um jornal: o primeiro assinado e o outro não!


O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente.

É comum se ter uma seção chamada Editorial na mídia impressa.

Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado.

Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém.

Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo.

O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

Pelas características apontadas acima, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.

O jornal que apresenta matérias excessivamente críticas e opinativas e que não possui um ambiente separado para editoriais é considerado “de opinião”!

Contudo, contrariando o fato do editorial levar em consideração a opinião do jornal como um todo, muitos editoriais de revista mostram apreciações feitas por autores que assinam o texto e muitas vezes até mostram o rosto em uma foto!