A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO
No sec. XVI o capitalismo se consolidou no mundo, esse sistemaeconômico evoluiu gradativamente até ser dominante. Para a sua solidificação ele passou por três etapas importantes uma comercial, outra industrial e por fim a etapa financeira.
A primeira etapa ocorreu com a sua instalação na Europa, no sec. XVI o heliocentrismo causou uma grande movimentação na sociedade, afinal tal teoria (elaborada por Nicolau Copernico emais tarde confirmada por Galileu Galilei) desmentia conceitos inabaláveis no período, a teoria heliocêntrica afirma que o sol é o centro do universo e não a terra como se pensava antes .
No sec. XV as grandes navegações ocorreram, com o intuito demarcar novas rotas comerciais e expandir o território europeu. RenéDescartes destaca-se como filosofo nesse período por ser umpensador revolucionário, mesmo surgindo de uma sociedade feudalista. “Penso logo existo” , frase essa que Descartes criou utilizando-se do beneficio da dúvida, ele impulsionou o movimento iluminista, que é o principio do ideal capitalista que se vê hoje.
A revolução industrial também fez parte da instalação do capitalismo na Europa, o trabalho era livre, e famílias inteiras trabalhavam porpouco dinheiro, a mercantilização ocorreu , e outro grande filosofo sedestaca no crescimento da teoria capitalista Montesquieu. Ele define que o estado que cria as leis não pode julgá-las e executá-las, afinal éimpossível que exista um conjunto de regras que garanta a liberdadedo ser humano se o sistema funciona assim.
A partir disso Montesquieu organiza o estado e divide os poderes em executivo, legislativo e judiciário, cada um com uma respectivafinalidade dentro do estado, por fim cria-se o conceito de acumulo decapital, e a necessidade de ascensão do ser humano principio básico do capitalismo , o crescimento social.
A segunda etapa é sua consolidação internacional de caráterindustrial, os países passam a depender economicamente de bancosinternacionais como FMI e BIRD, e as potencias mundiais são formadas, e influenciam politicamente o mundo todo.
Os países passam a se organizar para tornarem-se grandespotencias, um exemplo dessa corrida por ascensão política e econômica , e o BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China), união de paísesemergentes que querem deixar a categoria de subdesenvolvidos , mas para garantir tal mudança precisam romper vínculos com bancosinternacionais.
A tecnologia , a industria cultural e a comunicação em massa sefortalece nesse período, e o que marca essa segunda etapa deconsolidação do capitalismo é o êxodo rural, as pessoas saindo de seu território para buscar em regiões industrializadas melhorescondições de vida.
E por fim a terceira etapa e extremamente importante porque garante aunanimidade do capitalismo no mundo, é a de caráter financeiro, ou seja, a globalização. É nesse momento que o ideal comunista cai, epaíses como E.U.A e a União Européia se fortalecem.
Após a segunda guerra mundial e com o capitalismo contemporâneo firmando-se diante da sociedade acompanhado de fraudes ecorrupção, a humanidade sente a necessidade de criar organizaçõesque controlem as grandes potencias, cria-se a ONU ( Organização dasNações Unidas) com essa função de controlar e manter a paz entre as nações, e suas organizações de apoio, (OMS, OPEP, OMC, UNESCO, OEA, UNICEF).
Enfim o capitalismo se solidifica como sistema econômico mundial, e a marca dessa terceira e ultima etapa é a industrialização crescente vivenciada nos dias de hoje pela humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário