7 COISAS DOIDAS QUE A FÍSICA PODE EXPLICAR
1 - Se o Sol fosse feito de bananas seria tão quente quanto é normalmente
O sol funciona de maneira bastante simples: devido sua enorme massa ele cria uma descomunal gravidade. Por isso seu núcleo sofre uma pressão inimaginável, que faz com que os átomos de hidrogênio que o compõe comecem a se bater lá dentro, de forma que eles se fundem gerando hélio. O que sobra dessa fusão nuclear é energia pura (como nas bombas atômicas), e isso que faz com que ele seja quente pra cacete.
Mas o interessante é que se o sol fosse de bananas, ele esquentaria do mesmo jeito, pois a teria a mesma massa e geraria a mesma pressão. O problema é que por as bananas não serem de hidrogênio ele se consumiria muito mais rápido.
2 - Toda a raça humana cabe em uma colher
Todos devem conhecer a estrutura de um átomo, ela é mais ou menos como na figura a direita.
Agora imagine: se sua mão fechada fosse aquele núcleo verde e vermelho. Os elétrons voando em volta deles estariam circulando ao núcleo (sua mão) a 20Km de distância! Ou seja, 99,999999999999999999999% de um átomo são espaços vazios.
Agora se pegássemos toda a humanidade e retirássemos todos esses espaços de todos os seus átomos, todas as pessoas do mundo caberiam em uma colher de sopa.
3 - Quase todo universo é invisível
Acredita-se que existam 100 bilhões de galáxias no universo e cada uma delas pode ter até 100 trilhões de estrelas. O problema é que mesmo essa infinidade de matéria representa apenas 2% da massa total do universo.
Mas como que se sabe isso se só "vemos o visível"? Como sabemos que existe algo invisível por aí?
Gravidade é a resposta. Os cientistas notaram que toda a força da gravidade aplicada sobre as galáxias não é correspondente a massa visível, ou seja, existe algum tipo de matéria ocupando boa parte do espaço que não podemos ver, apenas sentimos sua presença na forma de gravidade.
4 - Existe um infinito número de pessoas iguais a você em algum lugar
Atualmente a cosmologia nos diz que pode existir um número infinito de universos paralelos, que seriam mais ou menos como bolhas de sabão voando no espaço. Logo, se existem infinitos universos, quer dizer que existem infinitos "eus" e "vocês" por aí. Como são infinitos, existem um infinito número de pessoas lendo esse texto em outros universos, assim como existe outro infinito números de pessoas que o escreveram.
5 - Buracos negros não são negros
Os buracos negros na verdade estão mais para "escurinhos" do que para totalmente negros, mesmo por que de tempos em tempos eles liberam luz. Então se eles liberam luz, eles perdem energia e se não houver mais massa e luz para eles sugarem a sua volta, algum dia eles morrem.
6 - Essa coisa de passado, presente e futuro é papo furado
Segundo a Teoria da Relatividade de Einstein, cada um tem seu tempo, nós só vivemos em tempos semelhantes pois estamos nos movendo em velocidades iguais. Mas se nós vivêssemos em velocidade diferentes o tempo passaria de maneira diferente para cada um de nós.
Isso é comprovado com os satélites GPS que ficam orbitando a Terra. Os relógios internos desses aparelhos mostram que o tempo passa mais devagar para eles, pois eles voam em velocidade mais rápida que nós e estão sofrendo menos influência da gravidade.
7 - Quanto mais rápido você se mover mais pesado você fica
Antes que alguém fique fazendo piadinhas que correr engorda, devo informar que esse aumento de peso é momentâneo
Tendo a velocidade da luz como limite, imagine que você está correndo no limite dela, de repente alguém lhe empurra, ou seja, você deveria ir mais rápido, mas como já está no limite essa energia acaba virando massa, e você ganha peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário